Fundado em 1953, o Sindicato é uma en­tidade de classe patronal (empregadores), re­presenta as empresas do comércio varejista em geral (Sindicato Eclético). Tem como princi­pal missão representar e defender a categoria em todos os niveis, municipal, estadual e nacional,  lutar pelos interesses e os direitos coletivos e individuais, inclusive nas questões judiciais e administrativas, principalmente as micro e pe­quenas empresas.

Fundador do SPC – Serviço de Proteção ao Crédito, em 1953, visando proteger a empre­sas do comércio varejista que vendiam a cré­dito, hoje conta com um sistema nacional com diversos tipos de consultas, que protege o patri­mônio do empresário e garante as negociações mercantis no comércio.

Defende a liberdade de funcionamento do comércio e a livre iniciativa. Luta pelos interes­ses da classe em benefício de todo o comércio em especial as micro e pequenas empresas. Celebra Convenções Coletivas de Trabalho re­presentando o comércio varejista e, com diver­sas outras categorias diferenciadas, trata dos interesses dos lojistas para funcionamento em horário especial nas datas especiais e feriados, buscando sempre minimizar os conflitos trabalhistas entre as classes capital/trabalho.

      Participa ativamente de encontros políticos e discussões setoriais, referente a novos projetos de lei em todas as esferas administrativas, quer sejam municipal, estadual ou federal, que venham representar algum tipo de impacto no dia a dia dos empresários  e de suas empresas, de forma a defender os interesses do setor varejista em geral.

Colabora com os poderes públicos no de­senvolvimento da solidariedade social, e com o Estado como órgão técnico e consultivo. Vem ampliando seu leque de produtos e serviços, formalizando novos acordos, parcerias e convênios, buscando sempre obter melhores preços e vantagens para o empresário.

Reconhecido pelo Ministério do Trabalho e Emprego Carta Sindical nº  138.096/60, e Processo nº 46000.002046/95, enti­dade de Utilidade Pública conforme Lei Munici­pal nº 2.288, filiado à Federação do Comércio, de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomércio) e a Confederação nacio­nal do Comércio, de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Lutar e defender os  direitos e interesses da categoria  é a razão central  do Sindicato,  a entidade atua quando couber para o aperfeiçoamento das legislações,  dá  assistência necessária aos seus representados  visando atender  os interesses dos empresários, como cidadão e, como  empreendedor. 

Nesta economia  dinâmica e competitiva, o sindicato  atua junto a sociedade e  poderes públicos e, em todas as áreas técnicas e comerciais, para aprimoramento,  capacitação e orientação do empreendedor,  com  o objetivo de aumentar a longevidade das empresas e consolidar o comércio na economia.  

A Missão do Sindicato é:
“Representar, defender os interesses e direitos da categoria, estimular a livre iniciativa, propor soluções e serviços para gerar resultados positivos no desenvolvimento das empresas e da sociedade.”

A Visão do Sindicato é:
“Liderar a comunidade empresarial representada, com reconhecida influência no desenvolvimento econômico social e sustentável da região.

Os Princípios do Sindicato são:
Ação pelo propósito e busca de harmonia;
Consciência em ação e seu melhor estado;
Foco na verdade e responsabilidade pelo todo;
Pró-soluções e equilíbrio de interesses;
Autonomia nas pontas e Auto-organização;  

As Bandeiras do Sindicato são:
Gestão pública eficaz; Racionalização dos impostos;
Fortalecimento da representatividade;
Liberdade individual e coletiva na relação de emprego;
Combate à informalidade e luta pela longevidade das empresas;
Fazer acontecer.

Mapa   Araçatuba
  Auriflama
  Guzolândia
  Guaraçai
  Itapura
  Pereira Barreto
  Sud Menucci
  Magda
  Ilha Solteira
  Suzanápolis
  Santo Antônio do Arancanguá
  Nova Luzitânia
  Major Prado
    Turiuba

SincomércioSincomércio

  • Cabe ao Sindicato defender os direitos e interesses coletivos e individuais da categoria, inclusive nas questões judiciais e administrativas, art. 8º inciso III da CF;
  • Celebrar Convenções Coletivas de Trabalho;
  • Colaborar com o Estado, como órgão técnico e consultivo, no estudo e solução dos problemas que se relacionam com a respectiva categoria;
  • Impor Contribuições aos participantes da categoria econômica;
  • Manter serviços de Assistência Judiciária;
  • Colaborar com os poderes públicos no desenvolvimento da solidariedade social, arts. 513 e 514 da CLT.

Além das prerrogativas e deveres dispostos nos artigos 513 e 514 da CLT, o Sindicato também oferece os seguintes serviços entre outros prestados e direcionados aos empresários do comércio:

  • Serviço Central de Proteção ao crédito – SCPC
  • Assistência Jurídica
  • Medicina do Trabalho
  • Crédito Empresarial
  • Convênio Educacional
  • Convênio Odontológico
  • Parceria Médica-Laboratorial

Representa o comerciante nas diversas áreas municipais, estaduais e federais. Procura a integração e o fortalecimento profissional da classe, está cada vez mais envolvido nos destinos da categoria que representa, bem como de toda a sociedade, e é também, um fórum de debates e participa de todas as discussões da sociedade civil.

Sincomércio

Rua Silva Jardim nº 798 CEP 16015-433

Araçatuba - SP

Telefones

3636-2200 - SCPC

3636-2205 - Medicina do Trabalho

3636-2207 - Departamento Jurídico

3636-2206 - Secretaria

3636-2201 - Fax

Email

contatos@sincomercioata.com.br

Diretoria

Gener Silva - Presidente
Antonio Eleutério da Silva - Secretário
Takashi Habe - Tesoureiro

Suplentes de Diretoria

Rosa de Lima Bannwart Silva
Benedito Manoel de Lima
Geide Silva

Conselho Fiscal

Luiz Carlos Dias
Carla Rosana de Souza
Eduardo Marques Fernandes Branco

Suplentes do Conselho Fiscal

José Eduardo Henriques Pereira
Edilson Souza
Roberto Veiga Castilho

Delegados Representantes

Gener Silva
Takashi Habe

Suplentes de Delegados Representantes

Rosa de Lima Bannwart Silva
Antonio Eleutério da Silva

25/08/014 – 16h

Reunião Plenária da Fecomércio

26/08/2014 – 10h

Reunião do Conselho do Comércio Varejista

26/08/2014 – 14h30

Reunião do Conselho do Senac

26/08/2014 – 15h30

Reunião do Conselho do Sesc

26/08/2014 – 16h30

Reunião do Conselho de Administração

15/08/2014

Reunião da Coordenadoria Oeste em Adamantina

14/08/2014

Reunião Comissão Estadual Emprego Emprego do Estado de SP em São Paulo

21/08/2014

Reunião do Conselho de Assuntos Sindicais

03/08/2014

Reunião do Conselho da Diretoria do FEBOM

13/08/2014

Reunião do Conselho Municipal de Saúde

Sua trajetória é parte integrante da história de Araçatuba, pois desde a sua fundação, o Sindicato do Comércio Varejista de Araçatuba – Sincomércio tem participação ativa de todos os episódios marcantes que contribuem para o desenvolvimento do comércio varejista.

 

 

 


Antenor Geraldi

 

A sua história começou no dia 29 de outubro de 1953, quando um grupo de comerciantes se reuniu para a fundação da Associação Profissional do Comércio Varejista de Araçatuba, sob a presidência de Pedro Storti Filho, tendo como secretário o contabilista Antonio Souza Lima. Nessa ocasião, foram aprovados os Estatutos.

Em 15 de novembro de 1953, foi eleita a primeira Diretoria, composta pelos empresários: Jeremias Alves Pereira – Presidente, Elias Nemer Elias – 1º Secretário, Antenor José Geraldi – 2º Secretário, José França – 1º Tesoureiro, Seme Abrão – 2º Tesoureiro, Roque Bruno, Espírito Santo Cardoso e Augusto Cardoso – Membros do Conselho Fiscal.

Em 02 de setembro de 1958, Antenor Geraldi é eleito Presidente da associação, homem de visão, grande empreendedor e idealizador, decidiu transformar a associação em sindicato. Lutou muito para que seu sonho tornasse realidade, encontrou muitos obstáculos pela frente, mas os seus esforços não foram em vão, no dia 29 de março de 1961, o então Ministro do Trabalho, Dr. Castro Neves assina a Carta de reconhecimento do Sindicato do Comércio Varejista de Araçatuba, como entidade representativa do 2º grupo – comércio varejista em geral do plano da Confederação Nacional do Comércio.

Legalizado o Sindicato, foi providenciada a eleição da sua primeira Diretoria, que tomou posse em 19 de agosto de 1961, assim constituída: Antenor José Geraldi – Presidente, Mauro de Souza Moraes – Secretário, Ary dos santos – tesoureiro, Manoel Marinho Chagas, Alfredo Ricardo Rotter Clementino Pinto Mello – Membros do Conselho Fiscal.

A luta de Antenor Geraldi em defesa do comércio, aliada à sua visão empresarial, fez com que o mesmo, visando proteger aqueles que vendiam a crédito criasse o Serviço de Proteção ao crédito – SPC, a exemplo do que já funcionava em São Paulo. Em 29 de maio de 1953, concretizou mais um sonho, o SPC de Araçatuba começava a funcionar na Rua Carlos Gomes nº 171 em prédio emprestado. Com o apoio dos associados e dos demais Diretores em 20 de abril de 1985 inaugurou a sede própria, localizada na Rua XV de Novembro nº 395.

Hoje o atual Presidente, o empresário Gener Silva, dá continuidade ao seu trabalho, com um quadro de mais de 800 associados, que congregam empresários dos mais diversos setores do segmento do comércio varejista.

Em prefeita sintonia com o desenvolvimento tecnológico, das telecomunicações e da informática, o Sindicato dispõe dos recursos humanos e técnicos para prestar com competência, qualidade e agilidade, informações precisas e atualizadas de suma importância para o dia-a-dia das empresas.

Atualmente, através de convênios e parcerias o Sindicato dispõe de um leque de produtos e serviços direcionados aos empresários, além do Serviço de Proteção ao Crédito – SPC, presta também, assistência jurídica, odontológica, médico laboratorial, medicina do trabalho, crédito empresarial, convênio educacional, previdência associativa, entre muitos outros benefícios à disposição dos empresários do comércio.

Sincomércio

 

 

 

 

 

 

 

O Sindicato do Comércio Varejista de Araçatuba – Sincomércio vem realizando diversas atividades para atender cada vez melhor seus associados e a categoria representada. A entidade participa ativamente de encontros políticos e discussões setoriais referentes a novos projetos de lei em todas as esferas administrativas quer sejam municipal, estadual e federal, que venham representar algum tipo de impacto no dia-a-dia dos empresários e de suas empresas, de forma a defender os interesses do setor varejista em geral.

A entidade também busca uma aproximação crescente com seus associados e de toda a categoria representada, estabelecendo novos canais de comunicação, através do site, boletins informativos, levando sempre informações atualizadas e de interesse da categoria, vem ampliando seu leque de produtos e serviços, buscando maiores vantagens e ou preços especiais para os associados, formalizando novos acordos, convênios e parcerias em diversas áreas como: financeira, educacional, médico laboratorial, informações de crédito, medicina do trabalho entre outros.

 

O Sindicato representa ainda, a categoria do comércio varejista em geral nos seguintes conselhos:

Conselho de Desenvolvimento Industrial e Comercial
Conselho de Habitação e Assistência Social,
Conselho Municipal de Saúde,
Conselho Municipal de Trânsito
Comissão Municipal de Emprego
Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI
Conselho Municipal de Previdência Social – CMPS
Conselho Municipal de Turismo
Conselho do Desenvolvimento Econômico Social
Conselho de Previdência Social – CPD o INSS
Grupo de Entidades de Apoio ao Desenvolvimento de Araçatuba – GEAD

 

Participa ativamente junto à Federação do Comércio do Estado de São Paulo nos seguintes Conselhos:

Conselho do Comércio Varejista - CCV
Conselho de Multirepresentação Sindical
Conselho de Negociações Salariais
Conselho de Administração da Fecomércio
Coordenadoria Regional de Sindicatos da Região Oeste
Conselho Regional do Senac
Centro do Comércio do Estado de São Paulo

Realizações

O Sindicato através da Federação do Comércio e da Confederação Nacional do Comércio, sempre lutando pelos direitos e defesas dos interesses das empresas contribuintes, tem conseguido inúmeras vitórias para o comerciante, citaremos a seguir algumas delas para conhecimento dos empresários:

Convneção Coleitva dos Comerciários

Anualmente, o Sidnicato do Comércio de Araçatuba e Região, trata das negociações coletivas de trabalho, e participa das várias reuniões e assembléias na Federação do Comércio do Estado de São paulo - Fecomércioa , onde são discutidas exaustivamente todas as cláuusla econômicas que tratam do reajustamento dos pisos salariais e, das cláusulas sociais visando a celebração da Convenção Coletiva de Trabalho, que sobremaneira vem minimizar os conflitos trabalhistas entre empregados e emrpesas.

Abertura do comércio nos feriados

Após alguns anos de negociações e tratativas para abertura do comércio nos feriados, finalmente em 2010 o Sindicato do Comércio de Araçatuba – Sincomércio, sempre lutando pelos interesses da categoria, celebrou Termo de Aditamento a Convenção Coletiva de Trabalho com o Sindicato dos Empregados, para funcionamento do comércio nos feriados, atendendo assim aos anseios dos empresários do comércio.

Negociação com outras categorias diferenciadas

O Sincomercio Sindicato do Comércio de Araçatuba e Região, se faz representar através da Fecomércio nos processo de negociação e, ou acordo judicial (dissídio coletivo) com vários sindicatos de outras categorias diferenciadas como: os Sindicato dos engenheiros, dos vendedores e viajantes, do advogados, dos movimentadores de mercadorias, das secretárias, entre outros, onde são defendidos os interesses das empresas e, se definem os percentuais de reajustes salariais e outras cláusulas econômicas e sociais.

Sindicato garante abertura no feriado “Consciência Negra”

O Sindicato do Comércio de Araçatuba-Sincomercio impetrou mandado de segurança e garantiao aos lojistas a aberutra do comércio no feriado. AJustiça do Trabalho declarou inconstitucional a Lei Municipal 6.924 de 22/10/2007, que instituiu o feriado do município de Araçatuba, concedendo liminar ao Sindicato garantindo o direito das empresas do comércio varejista de Araçatuba a funcionarem normalmente no dia 20 de novembro de 2008, ficando os agentes do Ministério do Trabalho impedidos de lavrar auto de infração por esse motivo. Processo 00915-2008-019-15-00-3 Mandado de Segurança Coletivo.

Sincomercio faz acordo para Araçatuba Shopping abrir nos feriados

O Sincomercio Sindicato do Comércio de Araçatuba, celebrou Termo de Aditamento a Convenção Coletiva de Trabalho com o Sindicato dos Empregados, favorecendo as empresas instaldas no Araçatuba Shopping, para abertura nos feridaos até maio/2009.

Em Defesa do Empresário

Acompanha sempre os projetos de leis que sejam no âmbito municipal, estadual e ou nacional, e as alterações que os deputados e o governo pretendem realizar nas leis, e defende os direitos e os interesses dos empresários do comércio.

Código de Defesa do Consumidor

Defendeu as empresas na elaboração do Código de Defesa do Consumidor, modificando vários artigos que prejudicavam os estabelecimentos comerciais.

Simples Paulista / Supersimples

O chamado "Simples Paulista", foi instituído no Estado pelo trabalho dos Sindicatos da Federação do Comércio junto ao Governo Estadual, que hoje se tornou Simples Nacional (Supersimples), que confere as micro e pequenas empresas um tratamento diferenciado ante as demais empresas, o que proporciona uma economia muito grande com a redução dos encargos e dos tributos que incidem sobre as empresas.

Estatuto da Microempresa

Os Estatutos da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, por exemplo, foram criados em vista de trabalhos desenvolvidos pelos Sindicatos e Federação do Comércio. A idéia nasceu dentro da entidade e foram precisos anos de esforços para convencer os Poderes Públicos de que a eventual perda da receita no início seria compensada pelo crescimento da atividade econômica, refletindo em benefício para o Estado.

Convenção coletiva de trabalho dos motoristas no comércio

Celebra anualmente a Convenção Coletiva de Trabalho, com o Sindicato dos Condutores de Veículos Rodoviários e Trabalhadores e Trabalhadores em Transportes de Cargas em Geral e Urbanos de Passageiros de Araçatuba, estabelecendo pisos salariais e cláusulas econômicas para a categoria diferenciada dos motoristas que trabalham no comércio.

Horário especial de funcionamento do comércio em datas especiais

Celebra anualmente Termo de Aditamento a Convenção Coletiva de Trabalho, estabelecendo o horário de funcionamento do comércio em período noturno, por ocasião das datas especiais, incluindo Semana do Consumidor, dias das Mães, dias dos Namorados, dia dos Pais, dia das Crianças, Festas natalinas. Conseguiu através das negociações, incluir no acordo, o trabalho nos dois domingos que antecedem o natal, satisfazendo assim os anseios dos empresários do comércio varejista.

Convenção coletiva de trabalho dos empregados no comércio

Anualmente, os Sindicatos após exaustivas discussões negociam o reajustamento salarial do comércio celebraram em conjunto com a Federação do Comércio do Estado de São Pulo, a Convenção Coletiva de Trabalho, cláusulas econômicas e sociais o que vem facilitar sobremaneira as relações entre empresa e empregados. Com a implantação do Regime Especial de Pisos Salariais – REPIS, uma conquista muito importante, porque estipula na convenção coletiva de trabalho pisos salariais diferenciados para as micro e pequenas empresas, proporcionando uma significativa redução de custos para os empresários em geral

Sincomércio - Sindicato do Comércio de Araçatuba
Rua Silva Jardim nº 798 - CEP 16015-433 - Araçatuba - SP

Telefone: 3636-2200 - Fax: 3636-2201
E-mail: contato@sincomercioata.com.br