No dia em que o município registrou mais duas mortes e bateu recorde de contaminação com 111 casos, o prefeito Dilador Borges anunciou que a fiscalização será mais rigorosa para barrar aglomerações. O Governo do Estado decide hoje (10) se a região muda de fase no plano de contenção da doença.
A prefeitura dá início nesta sexta a uma ação especial de intensificação ao combate à covid-19: a Operação ‘Covid: Afastar para Salvar’. Essa operação tem por objetivo impedir aglomerações, monitorar o cumprimento de normas sanitárias e evitar a propagação do coronavírus, tendo em vista os altos índices de casos registrados em Araçatuba, bem como o município estar classificado na Fase 1 (vermelha) do Plano São Paulo.
As ações serão desenvolvidas pela Guarda Civil Municipal (GCM), Vigilância Sanitária e pelos setores de Fiscalização Tributária e de Posturas da prefeitura.
Pela Guarda Municipal, serão feitas abordagens de orientação em estabelecimentos comerciais considerados não essenciais e que estão funcionando mesmo sem autorização.
Na sequência, caso haja resistência em parar o funcionamento, os fiscais tributários, de posturas e da Vigilância Sanitária vão autuar e até mesmo lacrar o estabelecimento.
DECRETO ALTERADO
O decreto nº 21.431 de 9 de julho de 2020 altera, acrescenta e reedita as disposições do decreto n.º 21.313, de 08 de abril de 2020 e de outros atos normativos, no contexto da covid-19, que tratam da restrição e regulamentação da entrada de pessoas em hipermercados, supermercados e mercados, do consumo de bebidas e alimentos nos postos de combustíveis e do uso obrigatório de máscaras de proteção individual.
Os hipermercados, supermercados e mercados deverão limitar o número simultâneo de clientes no interior da loja, ficando permitida a entrada e permanência no estabelecimento de 1 (uma) pessoa a cada 10 (dez) metros quadrados de área de venda do respectivo estabelecimento, considerando área de venda a área bruta interna da loja sem descontar os balcões, gôndolas e ckeckouts e similares.
Fica proibido o consumo de qualquer tipo de bebidas e alimentos nos postos de combustíveis. A proibição estende-se a qualquer estabelecimento que fique nas áreas pertencentes aos postos de combustíveis, compreendendo inclusive as lojas de conveniência.
O decreto informa também que os proprietários ou pessoas responsáveis ou encarregadas da administração dos estabelecimentos deverão afixar cartazes informativos sobre a forma de uso correto de máscaras e o número máximo de pessoas permitidas ao mesmo tempo dentro do estabelecimento, nos termos do Decreto.
Em caso de desobediência, sujeitará o infrator, pessoa jurídica ou física, naquilo que couber, à cassação do Alvará de Licença e Funcionamento, bem como às responsabilidades administrativas, cíveis e criminais correspondentes.
O decreto completo estará disponível no Diário Oficial Eletrônico do município, no site aracatuba.sp.gov.br no dia 10 de julho.
DISK AGLOMERAÇÃO
O número 153 é da Guarda Civil Municipal e é o canal oficial para receber denúncias de aglomerações com atendimento 24 horas. Qualquer munícipe pode entrar em contato com a GCM caso saiba de casos como esses.
EXPLOSÃO DE CASOS
Araçatuba registrou, nesta quinta-feira (9), uma explosão de casos positivos de covid-19, com 111 pacientes infectados pelo novo coronavírus, chegando às 1.348 confirmações da doença – até quarta-feira (8), eram 1.237 casos positivos. Mais dois óbitos foram confirmados e outras cinco mortes são investigadas.
As duas novas vítimas são um homem de 69 anos, que estava internado na Santa Casa de Araçatuba desde o dia 1º de julho e faleceu às 18h06 de quarta-feira; e uma mulher de 89 anos, que deu entrada no Hospital Unimed no dia 25 de junho e morreu na madrugada desta quinta-feira (9).
As mortes investigadas também são de idosos com idades entre 65 e 96 anos. Todos estavam hospitalizados e não resistiram à gravidade do quadro clínico.
Além do recorde de casos positivos, Araçatuba também registrou 325 casos suspeitos da doença, o maior número de notificações de pacientes com suspeita da doença em 24 horas, passando de 2.895 para 3.220. Destes, 690 estão curados (este dado é atualizado semanalmente), às sextas-feiras.
Destes, 1.422 testaram negativo para o novo coronavírus, 148 a mais do que o boletim divulgado na quarta. O número de pessoas aguardando resultado de exame também aumentou, passando das 316 para as 382.
Seguem internados 69 pacientes com suspeita ou diagnóstico para covid-19. Destes, 42 estão em leitos de enfermaria e 27 na UTI, dos quais 16 em ventilação mecânica.
A quantidade de pessoas em monitoramento também cresceu: saltou de 828 para 1.004. Elas testaram positivo para a doença ou aguardam resultado de exame. Como o seu estado clínico não requer internação, estes pacientes devem permanecer em isolamento social em casa por 14 dias, período de transmissão da doença.
Com informações Regional Press
Comentários sobre esse post